Post Folha Exactus

Reportagem Folha de Londrina – Até 2050, mais da metade dos trabalhadores brasileiros serão substituídos por máquinas

TECNOLOGIA ALIADA

A Exactus Software, de Londrina, cria sistemas que auto- matizam os processos de contabilidade, folha de pagamento de funcionários, escrita fiscal e controle patrimonial das em- presas.

Um de seus produtos usa Inteligência Artificial para buscar e armazenar informações capazes de gerar contabilidade, através do robô batizado de e-Eficatus. Para Mário Michelato, consultor comercial da empresa, os sistemas não substituem o trabalho do contador, apenas executam as tarefas consideradas operacionais.

“A inteligência artificial é uma grande aliada na rotina dos escritórios de contabilidade e empresas, pois oferece agilidade, informações instantâneas e precisas, além de eliminar documentos em papel. Desta forma, o contador ganha tempo para se dedicar àquilo que é mais importante, ou seja, a evolução do patrimônio dos seus clientes.”

Para Michelato, a substituição de determinadas vagas de trabalho por máquinas sempre existiu e é uma evolução natural do mercado de trabalho. “Algumas funções se extinguem, mas outras nascem. O importante é estar atento às demandas, acompanhar essa evolução e se preparar adequadamente para permanecer in- dispensável ao mercado.”

O caminho para isso é a busca contínua pelo aprendizado. Os cursos profissionalizantes, na sua opinião, são grandes aliados na preparação do profissional. “Mas, infelizmente, muitos ainda não compreenderam a urgência de se preparar para a nova era tecnológica, seja no campo profissional, mas também educacional, social e cultural.”

Folha de Londrina, 15 de Abril de 2019.