Exactus Melhorias da Versão

Melhorias da Versão 3.06.01

Publicação prevista para 10/04/2019

Backup e Reconstrução

Por motivo de segurança é obrigatório a geração de um backup completo do sistema Winner antes de
atualizar o sistema para a versão 3.06.01. Também é necessário rodar o processo de reconstrução da
base, para avaliar se a mesma está apta para o processo de conversão.

Conversão da Base

Após proceder com os processos de backup e reconstrução, o sistema pode ser atualizado para a versão
3.06.01. Ao concluir a atualização, faça a conversão da base. A conversão é uma adaptação dos dados as
novas opções inseridas no sistema. Para fazer a conversão entre em /Utilitários/Atualizar Base de Dados,
no sistema Winner, ou /Utilitários/Atualizações de Bases de Dados, no modulo administração (Manager).

Prazo para Atualização

Devido as constantes alterações exigidas pelo eSocial, a atualização desta versão é obrigatória para
todos os usuários do sistema Winner até 21/04/2019. Após esta data as tentativas de transmissão de
eventos ao eSocial serão recusadas em consequência da incompatibilidade de versão do layout.

Principais novidades:

eSocial
• Esta versão contempla os seguintes layouts, Notas Técnicas, Notas de Documentação Evolutiva e
Esquemas:
◦ Layout versão 2.5 de novembro/2018;
◦ Nota Técnica (NT) 10 de janeiro/2019;
◦ Nota Técnica (NT) 11 de março/2019;
◦ Nota de Documentação Evolutiva (NDE) 01 (V.2.0) de setembro/2018;
◦ Esquemas XSD V.2.5 de 22/03/2019.
• Criamos os eventos virtuais VALI e VTRA. O primeiro (VALI) gera ao eSocial o custo da empresa
por colaborador com o auxílio-alimentação. Já o segundo (VTRA) gera ao eSocial o custo da
empresa por colaborador com o auxílio-transporte. A geração destes eventos ao eSocial é
automática, não sendo necessário qualquer parametrização.
• Melhoramos a disposição dos campos do quadro “Empregador Anterior” em Cadastro\Dados do
Contrato, aba “Outros”. O preenchimento das informações deste quadro são obrigatórias no caso de
admissão por motivo de transferência de empresas do mesmo grupo econômico. As informações
deste quadro não devem ser preenchidas no caso de transferência entre estabelecimentos da
mesma empresa.

• Em \Cadastro\Dados do Contrato, botão “Trabalho Temporário”, aumentamos o número de campos
para indicar o CPF dos trabalhadores substituídos. Esta informação é obrigatória no caso das
empresas de trabalho temporário que a contratação do trabalhador ocorreu em necessidade da
substituição transitória de pessoal permanente.
• Incluímos o campo “Matrícula do Trabalhador no eSocial” em \Cadastro\Dados do Contrato, aba
“Outros”. O campo só deve ser preenchido quando a matrícula do trabalhador no eSocial já foi
atribuída em outro sistema. Na prática isto só ocorre quando o usuário passa a usar o sistema
WINNER e o evento S-2200 do trabalhador já foi enviado ao eSocial pelo sistema anterior.
• Incluímos o campo “Sequência” em \Parâmetros\Locações, aba “Ambientes de Trabalho”, botão
“Fatores de Risco”. O objetivo do novo campo é permitir a inclusão do mesmo fator de risco com
variações.
• Implementamos a integração entre os sistemas WINNER e SKILL das notas fiscais de Aquisição
de Produção Rural. O processo de integração ocorre em \Relatórios\Legais\INSS\Produção
Rural\Aquisição de Produção. Indique a locação para qual se deseja fazer a integração e clique no
botão “Importar Skill”. Para tanto é necessário que as notas já estejam disponibilizadas pelo
sistema SKILL. Para este processo é necessário também que o GSE (Gerenciador de Serviços
Exactus) esteja ativo.
• Implementamos o procedimento para inclusão manual dos registros de eventos enviados ao
eSocial através de outros sistemas. Este procedimento é útil para os casos onde ocorre a troca de
sistema, ou seja, onde um novo cliente passa a usar o sistema Winner, ou ainda, um atual cliente
assume a elaboração da folha de pagamento de uma nova empresa, onde os eventos já foram
transmitidos ao eSocial. Nesta Hipótese o procedimento padrão é a migração via exportação e
importação dos históricos de eventos enviados ao eSocial. Mas nos casos onde o
procedimento de integração não é possível, poderá ser utilizado a inclusão manual dos registros.
Para tanto acesse o menu \Utilitários\Conversões Extras e informe a senha
CVHISTORICOESOCIAL. Após executar a senha, informe na tela de implantação o evento
desejado. Ao confirmar a escolha, uma tela com os campos dos dados do evento aparecerá para
que o usuário indique as informações. Certifique-se que os dados serão inseridos corretamente.
• Incluímos no campo “Desoneração da Folha de Pagamento” de \Parâmetros\Empresa\Parâmetros
da Empresa, e \Parâmetros\Locações, ambos no botão “Parâmetros legais”, aba “GPS/SEFIP”, a
opção “Empresa enquadrada no art. 25, §13, da Lei 8.212/1991 e do art. 25, §7°, da Lei
8.870/1994”. A indicação desta informação se faz necessária quando o produtor rural optou pela
forma de tributação da contribuição previdenciária sobre a comercialização de sua produção.
• Incluímos na sugestão (F2) dos campos “Tipo de Admissão” de \Cadastro\Dados do Contrato,
“Motivo de Demissão” de \Movimento\Rescisões\Preparação\Rescisão e “Motivo” de
\Movimento\Rescisões\Preparação\ Desligamento, a opção “Mudança de CPF”. A nova opção deve
ser indicada na hipótese da alteração do CPF do trabalhador. Para formalizar esta alteração no
eSocial é necessário o envio dos eventos S-2299 (Desligamento) e S-2200 (Admissão/Ingresso do
Trabalhador), ambos por motivo de mudança do CPF. Para saber mais a respeito deste assunto leia
a Nota Orientativa eSocial 12/2018.
• Atualizamos a sugestão (F2) dos campos “Fatores de Risco”, “Fatores de Risco – Insalubridade”,
“Fatores de Risco – Periculosidade” e “Fatores de Risco – Aposentadoria Especial” em
\Parâmetros\Locação, aba “Ambientes de Trabalho”, botão “Fatores de Risco”, de acordo com a

tabela “23 – Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho”, do Anexo I do Layout eSocial
versão 2.05.
• Atualizamos a sugestão (F2) do campo “Código do Procedimento” em \Parâmetros\Locação, aba
“Ambientes de Trabalho”, botão “Fatores de Risco”, de acordo com a tabela “27 – Procedimentos
Diagnósticos”, do Anexo I do Layout eSocial versão 2.05.
• Atualizamos a sugestão (F2) do campo “Descrição da Atividade com Exposição a Riscos” em
\Parâmetros\Locação, aba “Ambientes de Trabalho”, botão “Fatores de Risco”, de acordo com a
tabela “28 – Atividades Perigosas, Insalubres e/ou Especiais”, do Anexo I do Layout eSocial
versão 2.05.
• Atualizamos a sugestão (F2) do campo “Código do Treinamento/Capacitação/Exercício
Simulado” em \Parâmetros\Treinamentos e Capacitações, de acordo com a tabela “29 –
Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações”, do Anexo I do Layout
eSocial versão 2.05.

TRCE
• Implementamos a geração do “TRCE – Termo de Rescisão de Compromisso de Estágio”. O
TRCE é gerado em \Movimento\Rescisões\Relatórios\TRCT, após a preparação do desligamento do
estagiário em \Movimento\Rescisões\Preparação\Desligamento.

SEFIP/CAGED
• Incluímos no cadastro de locações em \Parâmetros\Locações o campo “CEI”. No campo deve ser
indicado o antigo CEI do estabelecimento. Lembramos que o CEI foi substituído pelo CAEPF e
CNO. Esperava-se que assim como a DIRF e a RAIS, o SEFIP e CAGED também seriam
atualizados para validar os novos padrões de inscrição (CAEPF e CNO). Como isto não ocorreu, se
fez necessário a inclusão do campo citado para a correta geração do SEFIP e CAGED.

VAPTVUPT
• Concluímos a comunicação online do sistema WINNER com o sistema VAPTVUPT. O VAPTVUPT
é um sistema na web que se integra ao sistema TOP, agilizando o fluxo de operações entre a
empresa de contabilidade e seus clientes, facilitando a comunicação, promovendo agilidade,
eliminando o retrabalho e reduzindo custos.
Principais Funcionalidades
• Permite solicitar serviços para os departamentos Pessoal, Contábil, Fiscal, Patrimonial,
Administrativo, Expedição e Registro de Empresas. Por exemplo, em relação ao departamento
Pessoal os seguintes serviços podem ser solicitados:
◦ Admissão
◦ Afastamento
◦ Apontamento
◦ Aviso de Férias
◦ Aviso de Rescisão
◦ Alteração Cadastral
◦ Alteração Contratual

◦ Atualização de Dependentes
• Edita e publica notícias.
• Agenda atividades, tributos e obrigações a recolher.
• Alerta sobre as atividades agendadas, interação nas solicitações de serviços, tributos e
obrigações a recolher.
• Apresenta na gestão de documentos o que foi disponibilizado pelo escritório de contabilidade ao
seu cliente, exemplo, contratos, relatórios, guias ou documentos de arrecadação, etc.
• Apresenta os documentos fiscais digitais integrados através do módulo eBusca. Estes
documentos podem ser visualizados pelo cliente do escritório. Já o escritório de contabilidade
pode integrar os documentos digitais com o sistema TOP Exactus.
• Apresenta para o escritório de contabilidade o cadastro de empresas implantadas no sistema
TOP Exactus. Já para o cliente do escritório o cadastro de dados pessoais, dados do contrato,
dependentes e a tabela de eventos (rubricas).
• Possui acesso por usuário controlado por login e senha. O login e senha dos usuários do
escritório de contabilidade são os mesmos do sistema TOP. Já o login e senha do cliente do
escritório são estipulados pelo usuário Administrador.
• Permite ao cliente do escritório o acesso a multiempresas, quando estas fazem parte do mesmo
grupo empresarial.

Obs.: Em relação a Nota Técnica (NT) 12/2019, publicada em 21/03/2019, que traz correções de erros
do SST no layout eSocial versão 2.5, as implementações serão disponibilizadas na versão 3.06.01.HF
e 3.06.02.

Cristiano Ribas
Analista de Regras de Negócios