maxximum_blog (1)

Sistema Maxximum – Código de Agrupamento

Na versão 3.05.04, para o Exercício 2017, nos lançamentos de partida simples, tornou-se obrigatório a informação do código de agrupamento como contrapartida, identificando um mesmo fato contábil. (Resolução CFC nº 1.299/10, Manual ECD – Item 3.1.6.2.16)

Usuários de Partida Simples

Ao gerar o arquivo ECD com lançamentos de partidas simples, na versão atual a Maxximum cria um número de identificador para todos lançamentos de cada dia.

O correto é gerar para cada fato contábil um número identificador (agrupamento/lote) para que possa verificar os vínculos entres os lançamentos.

Quando é efetuado a validação no ECD, o aplicativo da RFB demonstra mensagem de ADVERTÊNCIA (Um lançamento pode ter vários registros a débito e vários a crédito somente quando relativos ao mesmo fato contábil (Resolução CFC 1299/2010). Verifique se a situação está correta)

Como estamos recebendo alguns questionamentos sobre este uso obrigatório, tomamos a iniciativa de delegar ao usuário a responsabilidade de utilização ou não deste recurso.

Fica a partir de agora, de responsabilidade do usuário o conteúdo e a forma das informações contábeis geradas para órgãos de fiscalização.

Elaborado em 09/03/2017

Por Valdeci Alves – Analista de Negócios dos Sistemas Maxximum e Tratactus